segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Portugal na UE

Na minha opinião a participação de Portugal na UE está repleta de vantagens, pois trouxe-nos muitas coisas boas das outras comunidades, tal como nos deu a oportunidade de oferecer.

Em termos económicos, visto que o principal objectivo da União é uma economia livre, concorrencial e sem obstáculos tanto a níveis de mercadoria, capitais ou mesmo de cidadãos (isto é, trabalhadores), não vejo porque ficar de fora. Também é certo que deixamos de ter uma certa autonomia a esse nível, mas há que pesar os prós e contras, eu acho que prefiro ter uma economia sustentável (e até mesmo com ajudas de fora) do que ter independência entrar em colapso.

Igualmente importante é o aspecto dos tratados, acho importante uma certa unidade entre tantos países, se não isto seria um bocado cada um por si e há que haver alguma entreajuda e cooperação.

Acho que o facto de fazermos parte da União Europeia nos traz mais vantagens que desvantagens, ajudando-nos em muitos aspectos, que se calhar o país por si só não seria capaz de resolver; e não penso que o facto de que a nossa autoridade com Estado independente possa ser “subjugada” desvalorize esses proveitos.

E pronto, esta é a minha humilde opinião..........

Sem comentários: