segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Os congestionamentos de trânsito e a falta de estacionamento

Penso que o maior dos problemas para quem vai para o centro da cidade de carro, além dos congestionamentos de trânsito, é mesmo a falta de estacionamento. Uma pessoa vê-se "grega" para estacionar um carro! (Além de que a cidade está repleta daqueles seres que tencionam ajudar as pessoas a estacionar o carro, os simpáticos “penduras”, que depois os riscam se as pessoas não os remuneram pelo imenso trabalho que tiveram a mexer o braço!).
Soluções para este excesso de trânsito e, consequentemente, para a falta de estacionamento, são a melhoria dos transportes públicos (muitas pessoas acham que chegam mais cedo aos locais que pretendem de carro, e, também sentem mais conforto no mesmo), alargar a rede de metropolitano (que é considerado o transporte público mais eficiente, embora também tenha a desvantagem de proporcionar desconforto pelo facto de ter de se mudar de carruagem de linha em linha…e existem muitas linhas), e proibir a circulação automóvel no centro da cidade (já se faz isso ao domingo em Lisboa), e, mais especificamente para a falta de estacionamento, podiam-se instalar parquímetros que limitam o tempo de estacionamento e construir parques de estacionamento subterrâneos.
Penso que estas medidas demorarão um pouco a surtir efeito, pois afinal estamos num país onde se pega no carro para ir ao café que fica a cinco minutos de casa a pé.

Sem comentários: