domingo, 15 de março de 2009

O fenómeno da rurbanização

O fenómeno da rurbanização consiste na fixação de população originária das áreas urbanas nas áreas rurais. Acontece quando alguém que nasceu em Lisboa, por exemplo, vai viver para uma aldeiazinha do Alentejo. A urbanização acontece quando os transportes e as telecomunicações já estão desenvolvidos a ponto de permitirem ter na aldeia um bom nível de vida (de modo a que as pessoas não fiquem desligadas do mundo).
Este fenómeno tem vindo a registar-se com maior frequência (antigamente verificava-se o contrário, ou seja, a população deslocava-se para as cidades em busca de melhores condições de vida). No entanto, hoje em dia, a mudança da cidade para a aldeia parece ganhar mais adeptos, sobretudo, pessoas que já estão fartas de levar com o fumo dos carros e das fábricas e que procuram um nível de vida mais barato e saudável que lhes permita ouvir os passarinhos a cantar pela manhã.
Claro que este tipo de vida não é compatível com todos os empregos, mas quando se está a falar de um emprego não presencial ou que implique ir à cidade uma ou duas vezes por semana até pode ser um tipo de vida a considerar (ainda mais se tiver uma componente virtual e não for de todo necessário deslocarmo-nos até à cidade).
Por fim, podemos concluir que as novas tecnologias também vieram dar um impulso às áreas rurais, por permitirem que a população se deslocasse para lá.
Agora, quanto ao facto de eu me mudar para uma área rural: Não, obrigada! E isto não tem a ver com o facto de estarmos longe dos centros de influência ou dos centros culturais e dos cinemas e de todos os outros locais de que nós nas cidades podemos beneficiar. Tem a ver com a mentalidade das pessoas. Acho que por mais vias rápidas que me ligassem à cidade ou de ligações ao mundo através da Internet eu não me iria adaptar a um meio onde as pessoas pensam de uma forma tão restrita.

Sem comentários: