domingo, 15 de março de 2009

Os problemas da suburbanização

A suburbanização é um processo que está a ocorrer e pode trazer problemas. Com cada vez mais população a fixar-se na periferia da cidade, esta tem-se vindo a expandir, mas essa expansão tem sido feita de uma forma irreflectida, o que depois se vai expressar na falta de água, na falta de luz e noutras carências quando toda a gente estiver em casa ao mesmo tempo (ou seja, há população a mais para os recursos existentes). Ainda por cima, a população jovem, à medida que se vai tornando independente, tem-se deslocado cada vez mais para os subúrbios devido aos elevados preços das casas, o que faz com que o problema da sobrepovoação da periferia se agrave.
No entanto existe outro fenómeno que ocorre: o realojamento de pessoas que habitavam em barracas ou em casas sem condições e que favorece o aparecimento de situações marginais, como o tráfico de droga, ou mesmo a criação de “guetos” (e acho que não lhe podemos chamar outra coisa) devido às situações de segregação social. A esta situação também podemos juntar a ausência de emprego e de equipamentos sócio-culturais que se faz sentir na periferia (as pessoas têm de se deslocar para o centro da cidade para encontrar emprego), o que promove a violência e a marginalidade.
Outros problemas que a suburbanização pode trazer no que toca à ligação com a cidade são o aumento dos automóveis em circulação e os consequentes congestionamentos de trânsito, que também fazem com que as pessoas percam tempo e fiquem mais stressadas, o que contribui para uma menor qualidade de vida.

Sem comentários: