quinta-feira, 30 de outubro de 2008

As características da população agrícola portuguesa

Relativamente à população agrícola portuguesa podemos visualizar um grande decréscimo na mesma, devido à modernização da agricultura e devido também ao aparecimento de novos sectores de actividade.
Em termos de estrutura etária, regista-se uma grande percentagem da população com idades superiores a 60 anos de idade a trabalhar no sector agrícola, ou seja, a população idosa, regista-se precisamente o contrário em relação à população jovem com idades inferiores a 25 anos de idade, que são o grupo etário menor a trabalhar na agricultura.
Quanto ao nível de instrução dos agricultores, pode-se verificar que aproximadamente 49% da população agrícola apenas tem o 1º ou 2º ciclo de escolaridade, e em segundo segue-se a população que não sabe ler nem escrever, que registam uma percentagem de aproximadamente 17% e depois em 3º os que apenas sabem ler e escrever com uma percentagem de 16% (aproximadamente).Por fim, só uma pequena parte da população agrícola recebe ensino profissional (3,6%). A maior parte da população agrícola (80,9%), apenas tem formação exclusivamente prática, o que constitui um entrave ao desenvolvimento na agricultora. E depois existe ainda uma parte da mesma que não tem qualquer formação profissional (15,5%).

Em suma, a população agrícola portuguesa é envelhecida e pouco instruída.

Sem comentários: