sexta-feira, 7 de março de 2008

Aproveitamento da Radiação Solar

Vou começar por dizer a frase síntese da minha opinião: se os alemães que têm tão pouco Sol o fazem, porque é que os portugueses, que têm mesmo muito Sol, têm que continuar casmurros e imbecis (sem ofensa...)?!

Os níveis de insolação de Portugal estão entre os mais elevados da Europa, logo temos a melhor hipótese de aproveitamento da energia solar. No entanto parece que estamos adormecidos, pois nem quase se põe o assunto. A energia eólica, que é bastante mais instável e restritiva, essa, tudo bem! Mas a solar, que é o nosso melhor recurso natural, nem um vislumbre fugaz!

Eu, uma jovem neste país e Mundo, agradeço com todo o meu coração aos senhores que pretendem jogar com a economia e sustento do meio ambiente do nosso país (ironia). Não só seria benéfico (a longo prazo, claro) para a nossa economia investir no aproveitamento da radiação solar para a produção de energia, pois não ficaríamos energicamente dependentes de outros países; como também, em termos ambientais, diminuiríamos as emissões de CO2 e outros gases para a atmosfera, e também não estaríamos sujeitos a ficar sem fontes energéticas quando o petróleo/gás natural/carvão/etc acabar. E é por isso que eu agradeço profundamente aos senhores que continuam, tão inteligentemente, a investir uma e outra vez, nas energias fósseis, em vez de pensarem a longo prazo; é porque me sinto reconfortada com a previsão do meu futuro (ironia outra vez).

Outro aspecto no qual temos sido bastante casmurros, relativo ao aproveitamento da radiação solar, é o turismo. Temos tanto que Sol que, imagine-se, há mesmo pessoas que escolhem Portugal como destino de férias. Seria de esperar que tivéssemos boas condições apara oferecer aos turistas e que preservássemos a nossa bela paisagem (da qual, devo dizer, orgulho-me bastante), mas não, em vez disso o que é que fazemos? Enchemos o Algarve de prédios e hotéis (esqueçam lá a paisagem... para isso há o Alentejo), construímos aqui e ali um resort de luxo e um campo de golfe, e pronto. Escusado será dizer que a única razão pela qual os turistas continuam a vir é porque a praia é bonita (vá lá, ainda não as estragaram...), há Sol, e as pessoas até que são simpáticas, porque de resto, a opinião deles, é que este país não tem serviços turísticos capazes.



Em conclusão, se até a Alemanha consegue, porque é que nós não? Tem que haver alguma razão! (e há... mas não posso dizer se não o stor chateia-se comigo :P)

Sem comentários: