sexta-feira, 7 de março de 2008

Aquecimento Global

Não acho que haja muito mais a dizer sobre o assunto para além do que é dito inúmeras vezes nos telejornais, nas revistas, nos jornais, e nas campanhas de tudo e mais alguma coisa.

É um facto que não podemos ignorar: o mundo está a ficar cada vez mais quente, pois o efeito de estufo está a ficar mais forte. E porquê? Porque as actividades económicas humanas estão a dar cabo do equilíbrio da Terra. É tão simples quanto isto. Se continuarmos a andar todos cada um no seu carro em vez de usarmos transportes públicos ou, quem sabe, até ir a pé; se continuarmos a utilizar fontes de energias não renováveis (que são as mais poluentes de todas) em vez de investirmos nas energias renováveis, como a lar ou a eólica; se continuarmos a abater floresta desenfreadamente em vez de assegurarmos a sua continuidade e utilização sustentável; se continuarmos a deixar as grandes fábricas industriais poluir o ambiente como fazem, em vez de investirmos em filtros e etc; ... Se continuarmos assim, é óbvio que só vai piorar! Não esperem que o Planeta encontre uma cura miraculosa para a sua própria doença, ou melhor, espero bem que não esperem, visto que a doença somos nós e as curas tendem a extinguir doenças...

As soluções propostas pelos ambientalistas são fáceis de compreender, contudo envolvem muito investimento e sobretudo esforço da comunidade; e como o pessoal está numa de "a gente logo vê isso" é mesmo isso que vai acontecer, vamos chegar a uns aninhos de agora e vamos dizer "ah, pois, se calhar devíamos ter tratado disto mais cedo...". Basta sairmos do agora e olharmos para o futuro. Como dizia o Sr. Bagão Félix na conferência que deu na Semana Cultural das Nemesianas, a sociedade de agora preocupa-se com o urgente e não com o importante. Em certos casos e temas esta perspectiva pode não ser irremediável, mas este não um desses. Por muito urgente que seja poupar dinheiro ou melhorar a economia, é muito mais importante garantir um aproveitamento sustentável das riquezas que a natureza nos dá.

Não é necessário uma mudança drástica nos nossos hábitos, bastava utilizarmos mais os transportes públicos, diminuindo assim as emissões de CO2 por pessoa significativamente; Investir na adequação das fábricas a um sistema mais amigo do ambiente; Investir em recursos energéticos não poluentes e renováveis, ainda que estes sejam mais caros; plantar, por exemplo, duas árvores por cada uma que se abate; etc!

E o que é que acontece se isto não se fizer a tempo? O clima aquece, os pólos degelam (e perdemos grande parte da água doce do nosso planeta, porque os pólos degelo para os oceanos, não para os rios e lagos...), espécies animais (quem sabe incluindo os humanos) extinguem-se desequilibrando todo o ecossistema; etc; etc.

Mas isto já toda a gente sabe, porque sobre isto ninguém se cala. O que também não há é acção...


(P.S.: até o consumo excessivo de carne que se tem verificado ultimamente contribui para o aquecimento global de variadas formas... ah pois é! “Vegetarianismo” não é só ética! XP (desculpe sotr, sei que este à parte não é muito próprio...))

Sem comentários: