segunda-feira, 3 de março de 2008

O Aquecimento Global

Um dos temas mais discutidos nos dias de hoje e que realmente merece uma certa atenção é o aquecimento global do planeta.
Dos nossos hábitos e rotinas que poluem o ambiente e das nossas contribuições depende o nosso fututo. Já não é novidade para ninguém que vivemos sob o chamado Efeito de Estufa (em alguns locais é mais visível do que noutros, como as grandes cidades e lugares mais insdustrializados), causado por... praticamente tudo o que produzimos através de combustões: a esmagadora maioria das insdústrias e fábricas lança químicos na atmosfera, alguns electrodomésticos que pensamos serem inofensivos afectam o ar que respiramos, e, a causa mais conhecida, o fumo repleto de dióxido de carbono produzido pelos automóveis (utilizados por inúmeras pessoas). Todos estes tipos de poluição afectam e enfraquecem a camada de ozono, que nos protege das radiações solares. Se toda a poluição que estamos a causar originar mais buracos na camada de ozono, como já aconteceu anteriormente, não só estaremos a destruir o nosso planeta como também caminharemos para o desaparecimento dos outros seres e para a nossa própria destruição! Isto parece ser aquele sermão secante típico dos ambientalistas que vemos no canal História ou no National Geographic Channel mas a verdade é que temos de abrir os olhos e ser realistas. Nuvens de poluição sobre as nossas cabeças, chuvas ácidas, alterações climáticas... são só algumas das consequências que vamos sofrer. Podemos ver as temperaturas subir até aos 60º ou ver todo o gelo do planeta derreter, causar subidas do nível do mar ou ver as temperaturas descer de tal maneira que o mais provável é ocorrer outra idade do gelo. Talvez chegando a este ponto todos nos passássemos a preocupar e a colaborar, não? Se bem que o esforço já não originaria bons frutos.
Resumindo, continuem a andar de automóvel todos os dias da semana (nem que seja para ir ao café da esquina ou ao centro comercial mais próximo), queimem tudo o que puderem, utilizem produtos químicos em tudo e mais alguma coisa e, acima de tudo, batam palmas e sintam-se felizes por, no final, nem um escaravelho restar!

Sem comentários: