segunda-feira, 4 de maio de 2009

O fenómeno da rurbanização

Ultimamente tem-se verificado um novo fenómeno: contrariando a tendência de há já muito tempo, a deslocação das populações tem-se direccionado para o campo. Mas não, as populações urbanas não pretendiam virar agricultores, ou pelo menos não todos, muito pelo contrário: levam consigo o ritmo de vida urbano e adaptam-no à vida rural, dando origem a um compromisso entre rural e urbano. É a transformação progressiva das áreas rurais em pequenos focos cada vez mais urbanizados, mas conservando grande parte do seu encanto rural.
Porque é que haveria de acontecer tal coisa? Aparentemente, veja-se bem, há quem não se dê muito bem com o ritmo agitado cá da city. Por isso decidem que é melhor ir viver para o campo, quer continuando na mesma profissão (profissões que podem ser praticadas a longas distancias, como actividades de escrita, ilustração, informática, etc), quer redireccionando as suas escolhas de carreira (porque não pastar umas ovelhinhas em vez de passar o dia fechado no escritório?), ou ainda quer se pretenda levar o negócio, ou industria, ao campo (desenvolvimento do espaço rural).
O que é facto é que o desenvolvimento das vias de comunicação e das telecomunicações, facilitaram grandemente este fenómeno, esbatendo as linhas entre o que é rural e o que é urbano, e que agora ainda vão ficando cada vez mais esbatidas.

Sem comentários: