quinta-feira, 7 de maio de 2009

Os congestionamentos de trânsito e a falta de estacionamento nas cidades

A expansão das áreas urbanas trouxe grandes problemas à circulação no centro das cidades, resultando nos permanentes congestionamentos de trânsito (no centro e entrada das cidades) e a falta de estacionamento também no interior da cidade.
Estes problemas devem-se a grande aglomeração de pessoas no centro da cidade (que se dirigem lá para fazer compras trabalhar e passear com amigos) o que leva ao enorme congestionamento nas horas de ponta.
Algumas pessoas optam por utilizar o automóvel como meio de transporte, o que leva a saturação de veículos no centro da cidade. Apesar de as vias terem sido desenvolvidas e melhoradas a entrada na cidade é mais fácil mas a circulação dentro dela e o estacionamento não o é, por isso deve-se melhorar os transportes públicos, modernizando-os e tornando os seus trajectos mais rápidos pois transportam mais pessoas o que diminuiria o número de veículos particulares que entram na cidade; a proibição da circulação automóvel no interior da cidade poderia ser uma medida mais forte que combateria os congestionamentos no interior da cidade, mas a maneira mas fácil e a instalação de parquímetros com tempo limitado. A construção de parques de estacionamento subterrâneos no centro da cidade poderia ajudar a combater a falta de estacionamento, mas também poderia trazer mais automóveis para o centro da cidade que iria levar a um maior congestionamento na saída da cidade nas horas de ponta.

Sem comentários: