segunda-feira, 9 de junho de 2008

declínio actividade piscatória

As principais razões do declínio da actividade piscatória em Portugal são:

*poluição do mar-o mar foi durante muito tempo o "caixote do lixo" do mundo por isso os atentados ambientais foram-se sucedendo e aumentando ao ritmo do crescimento económico.A poluição dos mares tem origens muito diversas,mas problemas originados pela exploração,transporte,acidentes e limpeza de petroleiros são os que mais se destacam.Além dos petroleiros a costa portuguesa está sujeita aos "despejos" de indústrias,que enviam os seus esgotos,não tratados directamente para o mar,com produtos muito poluentes.

*sobreexploração dos recursos-a exploração desenfreada de espécies economicamente rendiveis,originou a destruição maciça de populações piscícolas pondo em risco o equilíbrio do ecossistema.Nos últimos ,o grande desenvolvimento das técnicas de pesca desencadeou um aumento significativo de capturas,originando,em determinadas espécies um desgaste de populções reprodutoras.

1 comentário:

Catarina Pires disse...

O teu comentário está muito bom. Concordo com tudo o que disseste. Penso que frisaste todos os pontos essências deste assunto, nomeadamente, a poluição do mar e a sobreexploração e, as suas consequências (podias apenas ter referido as consequências ao nível económico num futuro próximo e, ainda as mudanças nos hábitos/diestas alimentares).