segunda-feira, 9 de junho de 2008

O declínio da pesca a nível mundial

Actualmente a actividade pesqueira está em franco declínio devido a uma série de factores como a poluíção dos mares (originada através das actividades urbanas e doméstica, dos esgotos urbano-industriais, dos desastres dos petroleiros, do despejo de resíduos tóxicos sem qualquer tratamento, entre outrso) e a sobreexploração dos recursos marítimos (que em última análise pode levar à extinção de certas espécies, diminuindo a quantidade de peixe que é capturada).
Estes dois factores levam a que haja uma intensificação do esforço de pesca ao longo do litoral português (no caso de Portugal).
Ao nível da UE verificam-se algumas causas para o declínio da actividade pesqueira como por exemplo: cumprimento das normas comunitárias da Política comum de Pescas, assim como os acordos que esta tem com outros países, sendo cada vez mais difícil obter licenças para pescar fora da respectiva ZEE. Em Portugal a actividade pesqueira está em declínio por diversas razões como: imposição de quotas de pescas por parte da UE; a fraca capacidade e modernização da frota pesqueira (diminuindo o volume de especies piscicolas capturadas).
Em conclusão o declínio da actividade pesqueira pode levar a sérias e graves alterações nos hábitos alimentares das pessoas e na economia mundial.

2 comentários:

Marisa disse...

de facto o que dizes é verdade.concordo com as tuas razóes que levam ao declinio na actividade piscatória. Acho que poderias falar também na solução (aquicultura) para "remediar", como diz a Lara, a situação do declinio mas de resto está muito bom XD

Fabio disse...

penso que este comentário está bom pois contem todas as informações precisas . não tenho nada acrescentar