quinta-feira, 5 de junho de 2008

O declínio da pesca a nível mundial

A actividade piscatória encontra-se em declínio em todo o mundo. As águas têm cada vez menos recursos, devido à pesca excessiva, à degradação do ambiente costeiro e ao desrespeito das leis que limitam a malhagem das redes. Também a falta de fiscalização contribui significativamente para esta falta de recursos.
Um dos grandes problemas encontra-se na captura de peixes demasiado jovens que não chegaram à fase de reprodução. Isto leva à extinção de diversas pescas, entre as quais o bacalhau que aos dois anos de idade, com dimensão suficiente para ser pescado, ainda não entrou na fase reprodutiva. Logo, a recuperação dos stocks será sempre demorada porque o bacalhau só atinge a maturidade aos seis anos.
Em Portugal, podemos apontar como causas do notável retrocesso da pesca, para além dos factores já referidos, a falta de desenvolvimento que a sua frota pesqueira apresenta, a incapacidade dos seus portos e a falta de mão-de-obra qualificada.

1 comentário:

Catarina Pires disse...

O teu comentário está muito bom. Penso que referiste as principais causas do declinio da actividade piscatória (como por exemplo: a pesca excessiva, a degradaçao do ambiente costeiro e maritimo, etc). Referiste algumas medidas que podiam ser tomadas pelo governo de modo a atenuar o declinio da pesca em Portugal. Gostei muito.