quinta-feira, 5 de junho de 2008

O declínio da pesca a nível mundial

Está a haver um declínio da actividade piscatória em todo o mundo.
Os factores que levam a este declínio prendem-se sobretudo com a poluição do mar (que mata os peixes) e com a sobreexploração dos recursos (tanto por se pescar muita quantidade, como também por se pescarem peixes pequenos que não se vão poder reproduzir). Ainda existem outros factores como a falta de modernização da frota pesqueira, não se ter licença para pescar fora da respectiva ZEE, os portos serem mal apetrechados e a mão-de-obra ter uma baixa qualificação (sendo estes os factores que a par dos anteriores afectam Portugal).
Existe pelo menos uma solução para tentar resolver este problema: a aquicultura. Com a aquicultura criam-se os peixes em cativeiro e reduz-se o esforço de pesca, sendo mais fácil recuperar os stocks de peixe (embora também tenha desvantagens...).
O facto é que as espécies precisam de tempo para chegar à maturidade e para se poderem reproduzir, mas esse tempo não é respeitado. Quem é que vai esperar seis ou mais anos para pescar um bacalhau? Além disso, perante a falta de matéria-prima(peixe) tudo o que vier à rede é peixe. E até as espécies que são pescadas ilegalmente continuam a ver-se na banca dos mercados (por exemplo, o “jaquinzinho”).
Resumindo, vai-se pescando sem se ter em conta estes “pormenores” e vai-se poluindo o mar, o que faz com que haja menos peixe e, consequentemente, um declínio desta actividade. É um ciclo como “a pescadinha de rabo na boca”.

5 comentários:

NeVes disse...

Acho que a tua opinião está bem formulada, uma vez que referes os factores que mais condicionam este declinio que a pesca está a enfrentar. Explicar que os peixes morrem demais e que ainda assim são capturados em demasia foca os aspectos mais importantes e que devem ser levados em consideração.
Além disso, está completa e sucinta.

Catarina disse...

Penso que o teu comentário esta bastante bem escrito. Apresentas com clareza as dificuldades com que nos deparamos no que diz respeito à pesca. Por outro lado apresentas também algumas soluções e alguns exemplos que enriquecem bastante o teu comentário.
O teu comentário está preciso expondo a informação necessária.

Catarina Pires disse...

Concordo com o teu comentário e penso que refere o essencial da informçao sobre este assunto. Frisaste aas causas do declínio da actividade piscatória a nível mundial e ainda ao nível da UE. Defendeste a resoluçao deste problema com a aquicultura e, flaste na pesca ilegal, que infelizmente continua a se praticada e continua a passar despercebida ao olhos dos nossos governadores.

Lara disse...

Não preciso de acrescentar nada ao teu comentário. Referes a poluição e o excesso de pesca como principais problemas deste declínio da actividade pesqueira e referes a aquicultura como a melhor solução. Penso que realçaste e muito bem o facto de muitos peixes pequenos serem pescados, não ocorrendo a renovação dos stocks, como acontece com o bacalhau.

M.Belo disse...

acho que este comentário está bem feito, focando os pontos essenciais:
- Causas do declinio (poluição/sobreexploração)
- Consequências iminentes da poluição e sobreexploração
- Urgência de acção
- Medidas a tomar