domingo, 8 de junho de 2008

O declinío da pesca a nível mundial

A actividade piscatória encontra-se em declínio, não só em Portugal, mas em todo o mundo. Apesar de a pesca ser uma das actividades mais antigas desenvolvidas pelo homem, parece que o tempo de prática ainda não foi suficiente para evitar que esta seja realizada de forma exagerada.
A maior problemática nacional consiste na sobrepesca (captura em quantidades acima das quotas acordadas internacionalmente). Existem ainda outros problemas como: a falta de modernização da frota pesqueira; não se ter licença para pescar fora da respectiva ZEE, os portos estarem mal apetrechados e a mão-de-obra tem uma baixa qualificação.
Este declínio está a afectar milhares de espécies em todo o tipo de ecossistemas, pelo que se entende como uma das ameaças mais críticas à biodiversidade global.
A aquacultura representa uma forma alternativa de se explorar os ambientes aquáticos marinhos e continentais e as espécies que neles habitam. Nos últimos anos a aquacultura têm-se desenvolvido através da diversificação do tipo de espécies cultivadas.
O crescimento verificado na aquacultura actualmente parece resultar do declínio das populações naturais de peixes marinhos no contexto mundial, e por isso hoje é uma das soluções à vista para combater o declínio da actividade piscatória.

3 comentários:

Ines disse...

Para mim o teu comentário está muito bem ELABORADO :D
apontas as principais causas de declínio da actividade pesqueira e falas ainda nas activudades alternativas (aquicultura...) muito bem xD

Catarina Pires disse...

Concordo totalmente com o teu comentário e, penso que disseste as causas mais importantes do declinio da pesca que se verifica a nivel da UE e de resto a nivel mundial. Referiste as consequencias deste problema e ainda proposeste uma resoluçao para atenuar o declinio da pesca (aquicultura).

Rosana Santinha disse...

Penso que o teu comentário está bem feito, pois referes as principais causas para o declínio da pesca e também apresentas uma solução para se continuar a explorar os ambientes marinhos (aquicultura). Está completo, mas no entanto, ainda podias ter referido a poluição dos mares como problema para a falta de matéria-prima (peixes), mas de resto está claro e completo.*****