quarta-feira, 11 de junho de 2008

O Declínio da Actividade Piscatória

Actualmente, tem-se verificado ao nível mundial um declínio da actividade piscatória. Este declínio deve-se, essencialmente, aos seguintes factores: a poluição dos mares que tem atingido valores alarmantes, pondo em risco muitas espécies piscícolas ou mesmo matando-as. Assim, como solução para este problema, as águas lançadas nos rios e no mar deviam receber um tratamento mais adequado nas ETARs, por exemplo; outro problema relacionado com o declínio da actividade piscatória é o excesso de pesca que se tem verificado ultimamente. Não se respeitam determinadas quotas de pesca e, em muitos países, pesca-se com redes estreitas que não deixam os peixes mais pequenos escapar para se reproduzirem. Por este motivo, os stocks de peixe não são repostos, o que leva à redução da pesca de determinadas espécies. Uma consequência deste problema é o facto de termos de deixar de comer menos determinadas espécies piscícolas e ainda o facto dos preços de alguns peixes aumentarem.
Assim, torna-se cada vez mais necessário procurar soluções. Uma destas soluções é a aquicultura que, de certa forma, pode "remediar" a situação. Os peixes são criados em cativeiro e controlados pelo homem, sem termos de recorrer à pesca nos mares.


3 comentários:

nessa disse...

penso que tenhas um bom comentário..


e que apresenta todas as ideias bases e principais....

bom trabalho XD

nicolai disse...

o comentário está sem dúvida completo, dizes os pontos mais importantes sobre o tema. dizes tudo com palavras explícitas e de uma maneira simples.

fábiO vilela! disse...

bom comentário... muito bem escrito, e muito explicito... As ideias estão la todas =) parabens!

(tipo... isto dos comentários fica um bocado repetitivo.. basicamente tamos a "repetir" o q os outros disseram...)