domingo, 20 de janeiro de 2008

O baixo nível educacional da populaçao activa e o aumento do desemprego

A nível geral verifica-se um baixo nível de instrução da população portuguesa, mais evidente nos indivíduos com mais de 40 anos, sendo no entanto ainda considerável o número de jovens que não terminam a escolaridade obrigatória e o secundário; e as taxas de abandono escolar não são ainda, ao contrário do que se desejaria, exporadicas.Ao nível geral Portugal possui níveis de qualificação reduzidos.
Com uma sociedade com níveis de formação elevados verifica-se um condicionamento de todo o processo de integração no mercado laboral da população.
O desemprego está intimamente relacionado com a existência de uma parte específica da sociedade com dificuldades adicionais em integrar o sistema, como os jovens, as mulheres e as classes etárias a partir dos 50 anos.
O baixo nivel de qualificaçao, em especial ao nivel do ensino secundario, constitui um dos obstaculos ao desenvolvimento do pais face a ,mercados competitivos, ao desenvolvimento cientifico e a necessidade de aumento da produtividade. No entanto, os baixos niveis de formaçao parece- pelo menos ate há algum tempo- que não foram punidos pela economia, o que e explicado pelo facto de portugal ter apostado ate muito recentemente num modelo de desenvolvimento apoiado em grandes sectores de economia.

Sem comentários: