segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

É sobretudo nas Tecnologias de Informação e Comunicação que se empregaram mais pessoas, futuramente, em Portugal. Os designers de interfaces, os gestores de projectos, pessoas preparadas para trabalhar no marekting terão grande procura na área das técnologias.

Na saúde e assistência social existem novas necessidades de técnios especializados. A tendência será para que os hospitais venham a ter pessoal altamente especializado, pois terão que lidar com aparelhos sofisticados.Hverá, também, um forte crescimento na área de apoio aos idosos.

A área do Turismo será também bastante procurada e dará empregos.

A estética e o bem-estar crescerá também. O aumento da esperança de vida e do poder de compra deixam antecer um acréscimo na área da cirurgia plástica e dos tratamentos de rejuvenescimento.

Na área do ambiente, os alunos encontrarão facilmente emprego, visto que o mercado precisa de quem saiba trabalhar com energias renováveis, nas quais Portugal tem que investir.

Num mundo de maior mobilidade de pessoas e bens, o campo dos transportes e logística ganha importância. É uma área em crescimento.

O mercado está a pedir profissionais interfacetados na ára da cultura e entretenimento. O futuro pode estar nos espectáculos que misturam várias linguagens artísticas.

A área de marketing e comunicação pode vir a empregar a maior parte dos trabalhadores em Portugal.

Na área de ciências da vida, as empresas de base biotecnológica começaram a saltar das universidades e é muito provável que continuem a aparecer empresas inovadoras.

A educação é vista como uma área de futuro. A necessidade de aprendizagem contínua por parte dos trabalhadores e o crescimento do ensino através da Internet (e-learning) afiguram-se como oportunidades nesta área.

Sem comentários: