segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O baixo nível educacional da população activa e o aumento da taxa de desemprego

Eu acho que, sem dúvida, o baixo nível educacional da população contribui para o aumento da taxa de desemprego. As pessoas, actualmente, nem que seja para trabalhar numa loja, precisam do 12ºano (e o que elas vão fazer é dobrar roupa). Também acho que, por outro lado, a população qualificada fica no desemprego precisamente por ser qualificada, pois os proprietários de fábricas, por exemplo, em que a mão-de-obra não precisa de ser muito qualificada (se tivessem engenheiros era melhor, mas pronto), não vão contratar pessoas muito qualificadas, pois têm de lhes pagar mais.
Por outro lado acho que as pessoas qualificadas também não querem trabalhar em mais nada que não seja da sua área. Por exemplo, há muitas pessoas formadas, que sem experiência nenhuma se queixam que não têm emprego, mas não se dignam a trabalhar numa loja ou num café, nem que seja só para dizer "ganhei experiência". Mas eu tenho a noção de que as coisas não deveriam ser assim, e cada um deveria encontrar trabalho na área em que se formou.
Quanto ao baixo nível educacional, acho que é óbvio que se nem os licenciados encontram emprego, muito menos as pessoas com o 9º e o 12º ano (também incluindo as que só têm a 4ª classe, que para um país que é chamado desenvolvido, são em grande número).

Sem comentários: