segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O Baixo Nível Educacional de Portugal:

Portugal, actualmente, tem um grave problema educacional. E os problemas são – O abandono escolar e o envelhecimento da população.
Com o abandono escolar, os jovens não acabam o secundário, o que origina uma mão-de-obra menos qualificada. Os jovens que terminam o secundário, e procuram o ensino superior, por vezes, ficam também sem emprego, por falta de colocação.
Portugal também tem a taxa mais baixa da União Europeia, sendo o país que mais analfabetos tem.
Outra situação preocupante é o crescente desemprego em Portugal, que é mais forte nas regiões do Norte e entre as mulheres.
Esta instabilidade que resulta em dificuldades financeiras, juntamente com as famílias suportadas pelo baixo subsídio de desemprego, faz com que a população tenho um menor poder de compra, o que afecta gravemente a economia nacional.
Para que estes problemas possam ser resolvidos tem que se: actualizar as escolas com equipamentos apropriados, construir lugares interactivos bem como educativos, como museus de ciência para mostrar o lado bom do conhecimento fazer novas iniciativas que mostrassem aos jovens que a escola pode ser interessante, financiar bolsas de estudo, promover formações para os trabalhadores, elevar a escolaridade obrigatória e investir também na investigação científica e tecnológica, bem como encorajar pequenas empresas e negócios, criar novos postos de trabalhos, investir em indústrias promissoras como o turismo, entre outras.

Sem comentários: