terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Profissões para o futuro

Definitivamente as tecnologias vão dar muito emprego no futuro. A maioria das profissões do futuro (ou mesmo todas) vão estar ligadas, directa ou indirectamente, à tecnologia. Muitas das profissões vão estar ligadas à engenharia e à gestão. Também os e-formadores vão ser profissionais bem sucedidos no futuro.
Vejo que para a nossa área (línguas e humanidades) não se prevê um futuro muito animador, pois acho que se está a deixar de privilegiar o contacto entre as pessoas para ser tudo tecnológico, embora não desanime de todo, pois gosto da área em que estou e não teria escolhido outra. Parece que sempre temos o marketing e comunicação!!!
Tirando estas observações a nosso favor, realmente está tudo virado para o que a tecnologia pode fazer pelo mundo: ajudar as energias alternativas a tornarem-se uma realidade, equipar os hospitais com aparelhos sofisticados, ensinar através de um computador, etc. Também existem outras profissões ligadas ao envelhecimento da população que vão ter sucesso (reflexo do que se tem vindo a sentir com o aumento da esperança média de vida). E como também o aspecto físico se torna cada vez mais importante, os health clubs e todos os outros negócios que tratem da imagem vão ser beneficiados.
Estas são as previsões de profissões bem sucedidas no futuro, e acho que se estas se confirmarem é porque Portugal se vai tornar num país bastante desenvolvido, dado que a grande parte dos professores nunca ouviu sequer falar em plano tecnológico.

Sem comentários: