segunda-feira, 19 de maio de 2008

A importância da gestão das bacias hidrograficas luso-espanholas...

É necessário, que se gira bem as bacias hidrográficas luso-espanholas, pois são muito importantes, visto que as águas que vêm para o nosso país são espanholas e podem vir em pouca quantidade ou poluídas para cá. Os principais rios que desaguam em Portugal têm origem em Espanha, e, os espanhóis, como têm maior acesso à água que Portugal, pois os rios nascem lá, utilizam mais a água que nós.
Como certas zonas de Espanha têm atravessado períodos de seca, os espanhóis têm ido buscar água aos rios de forma clandestina, o que tem feito com que os caudais dos rios desçam ainda mais. Para além disso, têm poluído as águas com os resíduos radioactivos e com outros resíduos industriais, chegando assim a água poluída ao nosso país.
Como consequência destes factores as populações portuguesas receberão cada vez menos água (e consequentemente atravessar períodos de necessidade).
Com uma gestão mais adequada por ambas as partes, seria possível que estes problemas tivessem menos impacto.

2 comentários:

Catarina Pires disse...

O teu comentário está muito bom. Referiste algumas das causas da escassez de água, como por exemplo: o desperdício de água nos paises desenvolvidos. Podias ter referido o aquecimento global e ainda a poluição das águas como causas principais da escassez de água.Podias ter acentuado algumas medidas para atenuar a escassez de água, como por exemplo: evitar tomar banhos de imersão, lavar a roupa com carga cheia, etc. Referiste a ideia principal do problema da escassez de água que é: existe pouca percentagem de água doce e potável no Mundo. Finalmente podias ter referido algumas consequências da escassez de água: falta de água em países desenvolvidos e subdesenvolvidos; racionamento de água; aumento do preço da água; aumento das diferenças socias.

nicolai disse...

O comentário está bom porque contém o essencial do que se pode dizer. Fala do consumo excessivo pelos espanhóis e também da poluição que eles fazem, chegando a água depois em más condições a Portugal. E o mais essencial é que serão os portugueses que irão sofrer as consequências disso tudo.