sábado, 11 de abril de 2009

O fenómeno da rurbarização

O processo de urbanização consiste no processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural. É um fenómeno de concentração urbana e consequente crescimento e desenvolvimento das cidades.
Uma sociedade é considerada urbanizada quando a população urbana ultrapassa 50%. O processo de Urbanização iniciou-se com o surgimento das cidades. Na Antiguidade, as cidades eram pouco povoadas, uma vez que a população concentrava-se nas áreas rurais, vivendo da agricultura. Na Idade Média, com o desenvolvimento do comércio e da indústria, aumentou a concentração urbana e surgiram os primeiros problemas sociais, como a falta de saneamento básico, saúde e moradia.Todavia, o crescimento acentuado e desordenado dos núcleos urbanos só ocorreu após a Revolução Industrial no século XIX, quando diversas massas humanas convergiram para as cidades atrás de emprego e de melhores condições de vida. Porém, este aumento significativo de população transformou as cidades num verdadeiro caos, já que não havia casas suficientes e infra-estruturas de saneamento básico e higiene.
No futuro, na minha opinião vamos assistir a um processo de urbanização que se estenderá por todo o Mundo, pois a sociedade mundial só liga à vertente de consumo, pelo que o grande, o elegante e o vistoso deslumbrará qualquer um.
Assim, as cidades terão cada vez mais importância, apesar das desvantagens que daí decorrem, como o contacto diário com o stress ou com a poluição.

Sem comentários: