sábado, 25 de abril de 2009

Os problemas da suburbanização

Hoje em dia o processo de suburbanização é muito frequente, sendo um fenómeno de expansão da área urbana, com a construção de edifícios nas periferias das cidades, outras infra-estruturas, com criação de actividades económicas e outras actividades dão um ar de urbanização aos subúrbios.
A suburbanização é desencadeada devido ao melhoramento das vias de comunicação, aos elevados congestionamentos na cidade, às rendas locativas que são mais elevadas na cidade que nos subúrbios, à maior utilização do automóvel e à falta de qualidade ambiental, pois as cidades estão bastante poluídas.
O processo de suburbanização levanta por outro lado problemas como a destruição de solos agrícolas férteis, intensos movimentos pendulares diários, grande desperdício de tempo utilizando os transportes públicos e particulares (congestionamentos), os subúrbios são zonas sem emprego e sem equipamentos sócio-culturais mínimos, há também frequentes rupturas de saneamento básico, electricidade e telefone. Além disto por falta de planeamento nos subúrbios proliferam imensos bairros de lata ocupados clandestinamente, levantando problemas como a violência e o crime entre outras. As pessoas apenas estão na periferia o tempo que não trabalham também é uma outra grande fonte para o aumento de actividades menos lícitas nos subúrbios.
Podemos concluir que apesar de a suburbanização aliviar alguns problemas da cidade levanta muitos outros porque não existe um planeamento que dirija o desenvolvimento organizado das áreas suburbanas.

Sem comentários: