segunda-feira, 5 de maio de 2008

A Escassez de Água no Mundo

Existem litros e litros de água neste planeta mas apenas uma reduzida parte pode ser consumida (só cerca de 3%, sendo que apenas 0,3% é acessível ao consumo). Torna-se preocupante quando analisamos estas percentagens. Depois, não basta o facto de a água que podemos consumir existir em muito poucas quantidades: há o problema relacionado com a sua distribuição, que varia de local para local, de país para país (também de acordo com o seu grau de desenvolvimento, o consumo de água varia). Assim, não admira que, nos EUA, por exemplo, a população tome 3 banhos de imersão por dia, enquanto que, em África, as pessoas morrem desidratadas em busca de uma simples poça de água. Por um lado, é o acaso, pois ninguém decidiu que tinha de haver mais água aqui ou ali. Por outro lado, como se não bastasse, é a má gestão dos recursos hídricos, uma vez que alguns países consomem muito mais água do que outros... por várias razões: se um país for mais desenvolvido, tem mais possibilidades na construção de infra-estruturas de acesso e utilização de água. Além disso, existem determinadas actividades (mais características dos países desenvolvidos) que utilizam e poluem a água e que, na maioria das vezes, a tornam imprópria para consumir. Actividades como a indústria (que lança para a água resíduos que muitas vezes são dissolvidos e arrastados por águas de inflitração), a agricultura (que, para além de ser uma actividade grande consumidora de recursos hidrícos na rega, por exemplo, nela se destacam descargas poluentes da criação de animais e ainda a contaminação de aquíferos através de pesticidas) e ainda o uso doméstico (que, polui a água, com o uso de detergentes, por exemplo, e ainda consome grandes quantidades de água, no dia-a-dia da população).
Outro problema relacionado com a escassez de água no mundo é o facto do clima estar a mudar, de tal modo que muita da água existente em lagos, rios e albufeiras tem desaparecido e até mesmo a água contida nos calotes de gelo tem derretido rapidamente. E de quem é a culpa?? Do ser de duas pernas e dois braços, que pensa que tem mais inteligência do que outros e que acha que tem a legitimidade suficiente para consumir e fazer a água desaparecer desta forma!
Apesar de tudo, podemos abrandar esta escassez que cada vez se agrava mais. Podemos adoptar pequenas grandes medidas que, se todos contribuirem, podem fazer milagres. Medidas como, por exemplo, demorar menos tempo no duche (é verdade, é quentinho e agradável mas, daqui a uns anos, ainda podemos vir a pagar multas por exeder determinado tempo na banheira xD); manter todas as torneiras bem fechadas e em condições; não desperdiçar água potável na lavagem de passeios ou caminhos; regar as plantas e jardins nas horas de menor evaporação causada pelo Sol...
Não podemos parar a 100% os maus tempos que se seguiram com a falta de água a nível mundial mas podemos, pelo menos, tentar que esses futuros anos não sejam assim tão mal passados.

3 comentários:

Catarina Pires disse...

Em relação a este comentário só posso dizer que concordo com tudo. A escassez de água no mundo é um problema que actualmente afecta tanto os países desenvolvidos como os países subdesenvolvidos. O problema da escassez de água é originado por factores como: as desigualdades na distribuição dos recursos hídricos, ou seja, a má gestão e política desses mesmos recursos (muitas vezes esta situação ocorre por ganância dos governantes); a mudança do clima (devido ao aquecimento global, que faz com que as disponibilidades hídricas diminuam) e ainda a poluição da água (que deriva muitas vezes das actividades humanas como a indústria, a agricultura e o uso doméstico). Para diminuir e abrandar´, de alguma forma o fenómeno da escassez de água podem ser adoptadas medidas, que passam pela sensibilização da população. Podias ainda ter referido que a escassez de água origina conflitos entre os países e, outras consequências da falta de água como a diminuição da água potável e o aumento do preço dos recursos hídricos.

Tiagσ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiagσ disse...

Gostei imenso do comentário, está muito bem estruturado e com os pontos mais importantes.
A escassez de água é um problema bastante importante e não se pode passar ao lado. Gostei do facto de falares sobre os EUA e África como dois exemplos opostos um país como grande consumidor e o outro por ter falta de água.
Falas também na poluição das águas que afecta muitas pessoas que têm um reduzido acesso à mesma e o acesso que têm da mesma é de águas poluídas. Falas na má distribuição da água e na gestão da mesma.
Gosto do toque pessoal que dás à resposta e do facto de ser necessário pensar no futuro.
è um comentário bastante bom não tenho nada a acrescentar.