sexta-feira, 9 de maio de 2008

A importância da Gestão das Bacias Hidrográficas Luso-espanholas

Chegar a Portugal água poluída ou faltar-nos a água... o que será pior? Não resolve nada dizer que a culpa é do país x ou y... mas a verdade é que é necessário que haja um certo equilíbrio na gestão das bacias hidrográficas luso-espanholas.
Os principais rios portugueses nascem no país vizinho, ou seja, a água que vem de lá, atravessa primeiro Espanha; Todos nós sabemos que este país é muito mais industrializado e desenvolvido do que Portugal. Que seja. O problema é que os espanhóis consomem cada vez maiores quantidades de água, quer seja no uso doméstico, para os seus requintados quintais, jardins e piscinas, quer seja na indústria. Também a existência de centrais nucleares contribui para outro problema grave: a poluição da água. Grande consumo dos recursos hídricos, poluição da água... Depois da grande viagem da água (e de alguns componentes químicos lhe serem adicionados) através de Espanha, o escoamento chega a Portugal. No fundo, somos abastecidos de água que não está boa a 100% e, sem dúvida alguma, que ao, nível de abastecimento de recursos hídricos, estamos completamente dependentes das decisões que Espanha tomar sobre este assunto, quer sejam boas ou más. Este país está a passar por secas preocupantes em determinadas regiões, o que também não ajuda em nada nesta situação. Portanto, se Espanha decidir que se deve poupar mais água para o seu território e que Portugal não se inclui no seu plano de salvamento/luta contra a seca, digamos que não vamos ver muita água a correr das torneiras lá de casa. Assim, é necessário tomar medidas que resolvam a situação, (para além de todas as maneiras que conhecemos para poupar água) e terá de haver um acordo justo (digo eu) entre Portugal e Espanha.

3 comentários:

Ines disse...

Acho que este comentário da Lara está muito bem escrito. Ela fala em todos os aspectos negativos da gestão espanhola em relação às bacias hidrográficas, que afectam Portugal: o consumo exagerado e cada vez maior, a poluição e a seca que está a decorrer em algumas regiões do país. Concordo com a sua opinião em relação ao acordo entre Portugal e Espanha, pois se assim não for cada vez nos vai chegar menos água a casa.

Rosana Santinha disse...

Gostei muito, Lara! É um comentário bem escrito (e por ti, o que é muito importante), têm a matéria e dás a tua opinião. Gostei de quando disseste que se os Espanhóis não se preocuparem, não vai haver muita água a correr pelas torneiras de nossa casa! 5*

Fabio disse...

Gostei muito do teu comentario, pois vê-se que foi feito por ti e não foste buscar á net. Referes os pontos negativos da gestão espanhola portanto acho que é um bom comentário.