segunda-feira, 5 de maio de 2008

A importância da gestão das bacias hidrográficas luso-espanholas

As alterações climáticas e a questão da água continuam a ser duas das questões que mais preocupam os portugueses em matéria de ambiente.
As alterações climáticas terão impacto nos recursos hídricos e na sua gestão, havendo regiões do mundo em que essas são mais gravosos, como será o caso do Mediterrâneo e muito concretamente de Portugal e Espanha, no que diz respeito à questão dos recursos hídricos. Há sinais de tendência para a seca, prevendo-se a diminuição da disponibilidade da água, aumento do risco de cheias e secas, diminuição da qualidade da água e a diminuição da quantidade e qualidade da água subterrânea.
E uma vez que a adaptação às alterações climáticas pode ser reactiva ou planeada, o planeamento da gestão dos recursos hídricos deve ter em consideração os cenários climáticos futuros, o reforço da investigação, o incentivo a projectos de investigação com participação luso-espanhola, a promoção da informação e o reforço da participação pública.
Para o efeito, os dois países propõem-se coordenar as acções de promoção e protecção do bom estado das águas superficiais e subterrâneas das bacias hidrográficas luso-espanholas, as acções de aproveitamento sustentável dessas águas, e as acções que contribuam para acalmar os efeitos das cheias e as situações de seca ou escassez, através de mecanismos de cooperação.

1 comentário:

Lara disse...

Penso que o teu comentário está bem construído e muito apelativo. No entanto, faltou referires o facto de Espanha consumir cada vez mais água (chegando a Portugal menores quantidades) e também o facto de a poluir devido às suas centrais nucleares, indústria, etc.