domingo, 4 de maio de 2008

A escassez de água no mundo

De toda a água existente no planeta, apenas uma pequeníssima percentagem pode ser consumida pelo ser humano (cerca de 3%, sendo que nem todas as reservas são acessíveis). Além deste valor já ser tão reduzido, ainda existem factores que estão a levar ao desaparecimento deste recurso indispensável para a vida no planeta. Muitos desses factores são causados pelo próprio Homem. Temos o caso do aquecimento global, que vai fazer com a água doce contida nas calotes polares derreta (o que não vai só fazer aumentar o nível médio das águas do mar, mas também com que esta desapareça); e também temos o exemplo da poluição (que vai poluir as reservas de água doce e deixá-las inutilizáveis). No entanto, podemos dar um exemplo bastante mais conhecido: regar jardins e quintais e lavar passeios com água potável. Isto é um enorme desperdício!
Actualmente, já vemos pessoas em África a caminhar debaixo do Sol durante horas para conseguirem obter água para beber. Já imaginaram se toda a gente do mundo fizesse o mesmo? Se não encontrassem água perto de casa, teriam de se deslocar até um local onde esta existisse, e, aí encontrariam outras pessoas que tinham vindo do mesmo local e de outros. Isto significa que havia muita procura, e a água, de qualquer maneira, ia começar a escassear. Isto a juntar à cada vez menor quantidade (e qualidade) de água que existe, ia ser desastroso. A água iria passar a ser cobiçada como o petróleo nos dias de hoje. Provavelmente, um dia, pode mesmo chegar a haver guerra pela posse das reservas de água doce e estas reservas vão estar sujeitas a ter um preço bastante elevado. Serão o "ouro" do futuro.
Por agora, para tentarmos evitar esta situação, podemos tomar medidas, tais como não desperdiçar água potável para regar os jardins, e, não regá-los durante as horas de calor(para que não haja tanta evaporação). Podemos também poupar água em casa se fecharmos a torneira enquanto lavamos os dentes ou o chuveiro enquanto nos ensaboamos no banho. É simples, pagamos menos ao fim do mês e poupamos litros de água.

3 comentários:

fábiO vilela! disse...

Bom comentário, referes o essencial. Sem nada a acrescentar =)

M.Belo disse...

Acho que referes o essencial, tanto as causas da escassez de água, como as medidas a tomar perante a situação. Sim, senhora.

Marisa disse...

sem duvida alguma que o teu trabalho tá muito bem elaborado pois o tema principal,escassez da água e as respectivas medidas estão presentes no teu comentário.está de facto muito bom!