sábado, 10 de maio de 2008

O aquecimento global do Planeta

Muito se tem estudado e ainda hoje não existe consenso científico quanto às causas efectivas do fenómeno do aquecimento global.
Existe contudo uma concordância relativamente ao aumento da concentração dos gases de estufa na atmosfera. Entre a comunidade cientifica já se chegou à conclusão que o aumento destes gases por meio da actividade humana tem enorme influência neste fenómeno ambiental que se tem revelado tão preocupante.
Este tema está, portanto, intimamente ligado ao que já foi falado anteriormente, uma vez que grande parte das emissões humanas de gases de estufa para a atmosfera provém precisamente da queima de combustiveis fosseis, inserido na categoria dos recursos energeticos não renovaveis.
Ora aqui está mais um motivo para se utilizarem energias renovaveis.

1 comentário:

Ines disse...

Na minha opinião este comentário podia estar mais completo. Não refere as consequências do aquecimento global para a humanidade:
-Influencia o regime de chuvas e secas afetando plantações e florestas. O processo de desertificação de algumas áreas e o alagamento de plantações é provável. Outro fator de risco é o derretimento das geleiras da Antártida que em ritmo acelerado aumenta o nível do mar e consequentemente irá inundar as cidades litorâneas.

A acidificação da água do mar também contribuiria para a escassez de alimento e intensificaria o processo de seca. O aquecimento global trará conseqüências lamentáveis ao planeta. Os países do sul sofrerão com a falta de água e com o calor já neste século.

Os cientistas calcularam que no sul do planeta dezenas de milhares de pessoas não resistirão ao calor. Se o aumento da temperatura for de 3º C, o número de mortos por ano será de 87 mil até 2071. Se o aumento do calor for de 2,2º C, o número de mortos baixaria para 36 mil por ano.

Em contra-partida, o norte do planeta resfriará por causa da corrente do Golfo que, com o derretimento das geleiras sofreria mudanças perdendo força e diminuindo sua capacidade de aquecer a Europa. O fato é que são inúmeras conseqüências que levaria toda uma população a sofrer exageradamente e a extinguir milhares de animais e plantas.
É preciso diminuir o desmatamento, aumentar consideravelmente o reflorestamento, suprimir o uso de aerossóis, conter a produção industrial desenfreada, preferir o consumo de produtos que não possuem gases nocivos à camada de ozônio, diminuir a altitude de aviões que lançam poluentes e diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.