quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

As potencialidades das energias renováveis

As energias renováveis (que são inesgotáveis) permitem melhorar as condições ambientais (devido à redução da utilização de combustíveis fósseis), contribuem para o aparecimento de novas actividades e para a criação de emprego e permitem a exportação de tecnologia e de equipamentos concebidos para a exploração das novas fontes.
Portugal tem várias fontes que podem ser aproveitadas para a produção deste tipo de energia. Portugal, segundo as fontes que possui, poderia utilizar energia hídrica (da água), da biomassa, do biogás, do sol (solar), do vento (eólica), das ondas e geotérmica.
  • A energia hídrica pode ser utilizada para produzir electricidade;
  • A energia da biomassa pode ser utilizada para produzir energia a partir de materiais biodegradáveis (produtos e resíduos da agricultura, da floresta e da indústria e ainda desperdícios do sector de transformação da madeira que não possam ser valorizados de outro modo);
  • A energia do biogás pode ser utilizada como combustível (que é obtido pela degradação biológica de resíduos orgânicos produzidos a partir de várias origens, embora tenha a desvantagem de ser nocivo em termos de efeito estufa);
  • A energia solar pode ser aproveitada para a produção de energia eléctrica e térmica;
  • A energia eólica pode ser utilizada para a produção de energia eléctrica;
  • A energia das ondas pode ser utilizada para a produção de energia eléctrica;
  • A energia geotérmica pode ser utilizada para o aquecimento doméstico, industrial, agrícola e de algumas infra-estruturas e para as termas (usadas para fins terapêuticos).

Se Portugal investisse mais neste tipo de energias (e só tem vindo a investir porque a União Europeia também subsidia) ganharia em termos ambientais (com menos poluição) e em termos económicos a longo prazo (embora seja caro investir nos meios de produção das energias, mas uma vez investido iria durar bastante tempo, o que acabaria por ser mais barato em relação à compra de energia ao estrangeiro se esta fôr contínua, mesmo que os preços sejam moderados). Com estas energias, Portugal ia deixar de estar tão dependente do estrangeiro.

Sem comentários: