domingo, 24 de fevereiro de 2008

A dependência energética de Portugal

As necessidades das sociedades em energia têm vindo a aumentar, particularmente após a Revolução Industrial. O consumo de energia tem sido satisfeito por combustão de matérias-primas como a madeira, o petróleo, o carvão e, mais recentemente, o gás natural.
Portugal é um país pobre em recursos energéticos de origem fóssil, dependendo substancialmente de importações, que em 2002 representavam 88% da energia primária consumida. Como consequência da dependência energética, o país consome importantes recursos na importação de energia.
A produção de energia em Portgal é bastante reduzida relativamente ao que é necessário para satisfazer o consumo, representando apenas 14% do que é necessário. Torna-se, assim, necessário recorrer ao estrangeiro para suprir as necessidades nas várias fontes energéticas, em especial de petróleo e do carvão, que são as fontes energéticas mais consumidas. A necessidade crescente de energia para o desenvolvimento do país e a subida dos preços do petróleo têm como consequência o aumento das despesas na compra de energia, aumentando o peso dos produtos energéticos no total de mercadorias que são adquiridas ao estrangeiro, podendo, desta forma, falar-se em dependencia energética em relaçao ao exterior.

Para reduzir a dependência energética o governo podia adoptar medidas como: o aumento da produção endógena, incentivando a inovação e apostar numa utilização preferencial de energias renováveis.

Sem comentários: