quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O aquecimento global do planeta

O aquecimento global é um fenómeno que está a ocorrer e que consiste no aumento da temperatura em todo o planeta. Este só pode ser mau em todos os aspectos: perde-se biodiversidade (algumas espécies não resistem ao aumento da temperatura); passam a imperar as espécies que só trazem problemas, como, por exemplo, os mosquitos que transmitem doenças tropicais; os glaciares derretem (e com isso perde-se uma boa quantidade de água doce); com o derretimento dos glaciares dá-se uma subida do nível médio das águas do mar (o que pode fazer com que porções de terra fiquem debaixo de água), etc.
Este fenómeno tem uma forte relação com o Homem, uma vez que é ele que contribui para este aquecimento. Aos gases de efeito de estufa que existem na atmosfera (e que permitem a nossa vida) juntam-se aqueles que também têm um efeito de estufa, mas que são lançados pela acção do Homem (através da poluição, o que vai, aos poucos, contribuir para a destruição da nossa vida). Não é à toa que as regiões mais poluídas têm uma temperatura superior às restantes. O pior é que depois quem acaba por sofrer é a população dos países em desenvolvimento que passa fome, pois as culturas agrícolas não se conseguem desenvolver devido às alterações climáticas.
É obvio que o Homem podia evitar este tipo de fenómenos apostando em atitudes mais correctas, mas o facto é que o desenvolvimento económico está acima da sustentabilidade. O Homem até já sabe que existem energias renováveis e que estas permitem uma vida muito melhor (está bem, eu até sei que é caro investir, mas temos muito mais a ganhar a longo prazo, e, em termos de saúde, claro).

Sem comentários: