sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

O declino da industria extractiva portuguesa

A indústria extractiva em Portugal está, neste momento a atravessar por algumas dificuldades e por existirem estas dificuldades muitas minas acabaram por fechar. No que diz respeito ao sector extractivo, o nosso país denota uma grande dependência externa.
Dependência, esta que podemos considerar a vários níveis:
- Dependência das substancias que não produzimos ou que produzimos em quantidades insuficientes;
- Dependência das cotações destes materiais estipuladas pelo mercado internacional (As cotações dos minerais energéticos e metálicos são ditadas pelo mercado internacional. Este fenómeno pode por vezes decidir a viabilidade de uma mina ou mesmo do sector mineiro);
- Dependência quase sempre de industrias e capitais estrangeiros para a realização da extracção e do minério extraído.
Um exemplo deste fenómeno, é o caso da exploração mineira do cobre em Aljustrel, que se encontra suspensa porque o preço do cobre no mercado internacional se encontra tão baixo que faz com que a sua exploração não seja actualmente rentável, e se mantenha a mina fechada à espera de que as cotações deste no mercado internacional subam, viabilizando a sua exploração.
Em suma a actividade extractiva origina vários problemas no domínio ambiental, que acabam por funcionar como obstáculo ao seu próprio desenvolvimento.

Sem comentários: