quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A dependência energética do nosso país

O nosso país tem vindo a desenvolver-se, e, com o consequente desenvolvimento, é necessário gastar cada vez mais energia. O problema é que a produção de energia em Portugal é bastante reduzida relativamente ao que é necessário para satisfazer o consumo: Portugal só produz cerca de 14% da energia necessária. Dado este facto, Portugal tem de recorrer ao estrangeiro para suprir as carências nas várias fontes energéticas (sobretudo de petróleo, que é a fonte energética mais consumida). Podemos mesmo dizer que Portugal está dependente energeticamente em relação ao exterior.
Ao nível económico, esta dependência tem como consequência mais gastos na compra de energia (ainda por cima com o aumento constante do petróleo), e, ao nível ambiental, as consequências também não são muito boas, pois o tipo de fontes energéticas que o nosso país prefere são as poluentes.
Portugal tem bastantes elementos que poderiam ser aproveitados para o caso de se querer produzir energia de uma forma não poluente e esgotável: o sol, as ondas, etc. Desta forma, Portugal não ficaria tão dependente do estrangeiro.

Sem comentários: