quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

O baixo nível educacional da população activa e o aumento da taxa de desemprego

Nos dias de hoje Portugal enfrenta diversos problemas como o baixo nível educacional da população activa e o aumento da taxa de desemprego.
Começando pelo baixo nível educacional da população activa um problema bastante real, pois os portugueses são das pessoas menos qualificadas da União Europeia o que consiste num grave impedimento para o desenvolvimento do país.
A taxa de analfabetismo do país é ainda muito elevada comparando-a com as dos restantes países da União Europeia, o abandono escolar é também elevado apesar do aumento da escolaridade obrigatória, poucas pessoas possuem qualificações de nível superior, havendo cada vez menos pessoas a formar-se e por fim temos também o analfabetismo funcional ou iliteracia sendo que estes são os factores que contribuem para o baixo nível educacional de Portugal, além disto temos a mentalidade da população portuguesa que tende a querer receber muito mas a fazer pouco e que não se preocupam com as suas qualificações pois não são muito ambiciosos e não consideram que o futuro e o funcionamento do país depende da sua escolarização e da sua capacidade de estar à altura no mercado de trabalho.
Embora alguns se tentem formar existe sempre o obstáculo dos cursos superiores serem um pouco caros e que depois de formados os portugueses não encontram trabalho nas áreas do qual obteram a sua formação acabando por trabalhar em empregos pouco adequados às suas qualificações.
Enfim tem que haver uma mudança não só por parte do governo como de todos os portugueses.
O aumento da taxa de desemprego é outro problema bastante preocupante para Portugal, a taxa de desemprego é mais elevada nas mulheres do que nos homens, o baixo nível educacional é um dos factores que contribui para este aumento, tal como a deslocalização das fábricas para países de leste onde a mão-de-obra é mais barata e mais qualificada, e a falta de apoio do estado para que as empresas possam investir no nosso país e os trabalhos temporários são outros embargos que aumentam a taxa de desemprego.
É necessário que o mercado de trabalho seja mais apelativo com empregos adequados às qualificações dos candidatos e haja um diversificado número de opções de empregos em diversas áreas tanto na agricultura, como nas indústrias e no comércio e serviços.
Concluindo é preciso uma mudança na mentalidade da população portuguesa e um espírito de empreendorismo investindo no futuro para que estes problemas se solucionem.

Sem comentários: