terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

As potencialidades das energias Renovaveis.

A fabricante de geradores de energia eólica, Gamesa, obteve dois contratos com a portuguesa Tecneira, do grupo PROCME, para o fornecimento de nove geradores de energia eólica, com uma potência total de 18 MW, por 13 milhões de euros, revelou hoje a empresa espanhola em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a Gamesa fornecerá nove geradores de energia eólica, de dois MW cada, que vão ser instalados nos parques eólicos Amaral 1, situado no município de Alenquer e o Caldas 1, localizado nas Caldas da Rainha. A instalação dos geradores de energia eólica está prevista para finais de 2004.
«Estes contratos supõem um passo importante na introdução da Gamesa Eólica em Portugal, país em que a empresa também realizará em 2004 a instalação do parque eólico de Catefica, equipado com nove geradores de energia modelo Gamesa Eólica G80-2,0 MW, um dos mais avançados do mercado na actualidade», explica o comunicado.
A Gamesa acrescentou que «prevê alcançar em Portugal uma quota de mercado de 36% de acordo com as suas previsões de instalação dos geradores de energia em 2004 e com as possibilidade que oferece ao mercado deste país neste mesmo ano».
O consumo global de energia deverá crescer mais de 50% nos próximos 20 anos, segundo um relatório publicado na quarta-feira pelo Departamento de Energia (DE) dos EUA. Este incremento deverá verificar-se especialmente entre as potências emergentes, como a China e a Índia.
Segundo o relatório do DE, dentro de 20 anos deverão ser consumidos cerca de 121 milhões de barris de petróleo por dia, contra os actuais 81 milhões, sendo que a maioria deste petróleo será fornecido pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
Os especialistas do DE afirmam ainda que o aumento do consumo de energia levará à emissão anual de 37 mil milhões de toneladas de dióxido de carbono, mais do dobro das 14 mil milhões de toneladas actuais.

Sem comentários: