quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

As novas oportunidades para as áreas rurais

As áreas rurais não têm que viver só da agro-pecuária, há outro tipo de actividades que podem assegurar uma vida económica mais dinâmica e próspera a estas áreas.
Poderia-se, por exemplo, introduzir todo um conjunto de fábricas, de pequena idústria, com necessidade de mão-de-obra, que criem postos de trabalho e atraiam população à zona. Também as indústrias de transformação de produtos alimentares (lacticínios, cereais...), e também o incentivo à produção de artesanato .
Actualmente tem-se verificado ainda uma grande crescimento no turismo me espaços rurais, já que cada vez mais as pessoas da cidade procuram férias com calma e ar fresco sem todo o ruído da cidade que, apesar das belas praias, está em réplica perfeita no ALgarve também. Há 7 tipos de turismo rural: Turismo de habitação (casas de valor histórico e arquitetónico - o tipo de TER mais caro), turismo rual (casas rústicas, com arquitectura e decoração típicas), Agroturismo (casa inserida numa exploração agro-pecuária em que o hóspede tem a oportunidade de participar nas actividades agrárias), turismo de aldeia (conjunto de cerca de 5 casas de aldeia - normalmente resultado de um investimento de recuperação de aldeias desertas - inseridas na arquitectura e decoração regionais), Casas de campo (casas isoladas no campo inseridas na arquitecura regional), hotéis rurais (empreendimentos hoteleiros nos espaços rurais, frequentemente inseridos na arquitectura e decoração regional), parques de camismo (terrenos destinados a acampamentos, inseridos nos espaçs rurais, possivelmente incluidos numa exploração agrícola).

Sem comentários: