quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Formas de Modernização da Agricultura

Bom, visto que a agricultura portuguesa está como tudo na sociedade portuguesa, às vezes mais vale deixar passar e não fazer nada. Mas temos de tomar consciência, ou pelo menos, apercebermo-nos que 11% da populçao activa portuguesa encontra-se no sector primário, sendo necessário encarnar o papel de verdadeiros "curandeiros".
Para tal podemos encontrar várias soluções para a modernização da agricultura como por exemplo: a floricultura, a agricultura biológica, a produção de culturas tropicais, a reflorestação, etc.
Mas estas medidas não podem ser de iniciativa de uma só pessoa, visto que assim não iriam ter reflexos na PAB nem no processo económico. Desta forma, seria necessário que estas medidas fossem apoiadas pelos diversos governos (que põem sempre para último plano o desenvolvimento sustentável na agenda política) e pela UE, que já apoia, sendo que o problema é o elevado índice de envelhecimento dos agricultores, que inviabliza a potencialização do espaço agrário.
Tanto a floricultura, como a agricultura e a política de reflorestação são medidas que são apoiadas pela UE, de forma a controlar a produção, acabando com os excedentes agrários e respeitando e valorizando o ambiente.
Em minha opinião, a floricultura seria a melhor aposta, visto que o mercado das flores ainda não está saturado, por se constituir como uma novidade. Portugal tem as condições naturais necessárias para a plantação de diversas culturas de flores, mas como o povo português tem a tendência de não apanahr o "comboio" quando deve e também porque por natureza é tacanho, não investe em coisas que realmente são produtivas e que possam, de algum modo, fazer frente a esta crise.
Em conclusão, penso que para modernizar a agricultura portuguesa é necessário haver uma mudança de mentalidade, porque com os mesmos agricultores de sempre não vamos passar do mesmo lugar.

Sem comentários: