quinta-feira, 6 de novembro de 2008

As características da população agrícola portuguesa

A população agrícola portuguesa é uma população essencialmente idosa, e está condenada a continuar a sê-lo, uma vez que a população jovem não se interessa pela agricultura.
Para além da idade mais avançada, outra característica da nossa população agrícola é a falta de instrução e qualificação profissional (cerca de 25 % dos nossos agricultores são analfabetos, o que quer dizer que nem sequer conseguem ler as instruções para plantar as sementes ou colocar a quantidade certa de fertilizante na terra). Além disso, sem qualificação profissional, corre-se o risco de utilizar mal o solo (pois não se sabe que cultura se adequa àquele tipo de solo).
Estas são características que contribuem para a situação agrícola em Portugal, que continua a ser tradicional (pois os idosos praticam a agricultura como já os seus antepassados faziam, e também não estão muito virados para a mecanização, que nem sequer sabem usar), e com predomínio de minifúndios (onde cultivam os seus legumes para passar o tempo e complementar a sua baixa reforma; não permitindo também o emparcelamento, que seria útil para dinamizar a agricultura).

Sem comentários: