quarta-feira, 12 de novembro de 2008

A redução da produção e o aumento da dependência externa

Se ocorre uma redução da produção quando um país tem produtos agrícolas em excesso, isso até bom, pois não problemas com o facto de se terem de armazenar. Por outro lado, se é um país como Portugal (que é deficitário em bastantes tipos de produtos), tem de se importar aquilo que não produzimos (ou que produzimos em quantidade insuficiente), o que vai aumentar a nossa dependência em relação ao exterior, e, ao mesmo tempo, contribuir para o desequilíbrio da nossa balança comercial.
Em Portugal, o número de exportações é muito menor do que o número de importações. Além disso, exportamos produtos que depois temos de voltar a importar. Portugal, embora sendo auto-suficiente, por exemplo, em leite e em azeite, importa estes produtos (coisa que não se compreende, pois se é auto-suficiente e até são produtos que exporta, devemos andar a importá-los só para dizer que ajudamos a economia dos outros países!). Quanto ao nível das exportações, exportamos pouco e estamos muito dependentes do vinho do Porto (que representa logo 50, 4% das nossas exportações no sector agrícola).
A nível agrícola Portugal é um país dependente (sendo que importa alguns produtos por passatempo, pois não tinha necessidade de os importar), mas, por outro lado, também está dependente pois a União Europeia (que é excedentária) não nos deixa produzir e reduz ainda mais as nossas quotas pelas fracas produções que nós temos, ou seja, temos mesmo de importar.

Sem comentários: