domingo, 16 de novembro de 2008

As novas oportunidades para as áreas rurais

As áreas rurais podem e devem ser dinamizadas. Os jovens têm tendência a sair de lá, pois aí estão quase destinados a ter como destino a agricultura.
Além das novas culturas agrícolas que aí se podem cultivar (como a de frutos tropicais, a floricultura e a agricultura biológica) para dar uma nova oportunidade a estas áreas, outras alternativas são a criação de indústrias (sobretudo agro-indústrias, que estão ligadas à transformação dos produtos agrícolas) e que impedem a movimentação das pessoas para fora das áreas rurais para encontrarem trabalho (sendo que continuam a prática da agricultura, mas como actividade complementar), mas também o turismo (que já tem começado a adquirir mais importância nos últimos anos) e a prática de outras actividades do sector terciário, como a existência de restaurantes, bares, mas também de feiras de artesanato e gastronomia.
Para ajudar a esta dinamização, a União Europeia dá fundos para o desenvolvimento das áreas rurais (caso existam projectos viáveis). Estes já ajudaram na dinamização de algumas aldeias históricas, mas também acontece que alguns fundos não são usados convenientemente. Outra situação que ocorre é o facto de algumas pessoas que querem ajudar este desenvolvimento não saberem que têm direito a este fundo (principalmente pessoas menos instruídas). Daqui podemos concluir que é necessário conhecimento, informação e vontade de fazer com esses fundos as alterações certas para que não vejamos mais aldeias a morrer na próxima década.

Sem comentários: