quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Novas oportunidades para as areas rurais

A própria área rural não se restringe mais só as actividades relacionadas à agropecuária ou a agricultura familiar de subsistência. Nos últimos tempos o meio rural vem oferecendo novas oportunidades de trabalho e renda para as famílias, a fim de mantê-las num padrão de vida mais adequado e diminuindo com isso as desigualdades no que diz respeito a qualidade de vida das comunidades.
O turismo rural pode ser considerado um sector que vem crescendo demasiadamente trazendo a oportunidade de criar empregos e empreendimentos que é de suma importância para o desenvolvimento de uma região. Também pode ser vista como uma possibilidade de sustentação económica e uma alternativa às economias das regiões onde as actividades tradicionais têm revelado seu esgotamento e mostrando-se insuficiente para a manutenção das populações delas dependentes.
Tendo em vista as possibilidades de um baixo impacto ambiental, o turismo rural passou a ser visto com solução económica de conservação e protecção ao ambiente, ao património histórico e a valores culturais, o fomento de outras actividades económicas potencialmente sustentáveis e à melhoria de equipamentos e de infra-estrutura.
Portanto, este trabalho tem como objectivo mostrar a caracterização do turismo como uma alternativa para o desenvolvimento local e sustentável, a relação de preservação versus desenvolvimento através das actividades envolvidas.
O turismo rural é algo mais que a publicidade de um cenário e a protecção de alguma espécie; pretende oferecer opção real de desenvolvimento para as populações locais e regiões localizadas em escassas alternativas para outro tipo de actividade produtiva.
Por isso, há a necessidade de se promover políticas e programas de incentivos para se desenvolver turisticamente o Estado, no aproveitamento dos potenciais locais e estímulo ao desenvolvimento económico e social.

Sem comentários: