segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Características da População Agrícola Portuguesa

Uma das principais características da população agrícola portuguesa é o facto de ser maioritariamente idosa. Esta situação não parece vir a sofrer alterações nos próximos tempos, já que os jovenzitos não querem saber da agricultura e têm raiva a quem sabe (e enfim... até têm razões para não querer saber).
Uma outra característica é o facto da população ter um baixo nível de instrução e de qualificação profissional. Relativamente a esta situação, podemos dizer que a ignorância não ajuda em nada o típico agricultor português que, em vez de colocar os seus fertilizantes em reduzidas quantidades (como é suposto dizer na embalagem), coloca quantidades adequadas a uma exploração do tamanho de um campo de futebol (porque nem sequer conseguiu ler as indicações apresentadas). Além disso, sem alguma qualificação profissional, é provável que os agricultores ignorem que eventualmente possam estar a fazer um uso completamente errado do solo, cultivando, por exemplo, videiras onde era suposto plantar lanranjeiras.
A agricultura portuguesa continua, no entanto, a ser muito tradicional e a sua situação dos minifúndios (que existem em maior número) não ajuda ao emparcelamento (pois os agricultores agarram-se com unhas e dentes às suas explorações para que os seus descendentes as herdem e também por não concordarem com os valores atribuídos às suas propriedades).

Sem comentários: