quinta-feira, 27 de novembro de 2008

As características da população agrícola portuguesa

A população agrícola portuguesa é caracterizada por ser bastante idosa, sem instrução e sem formação profissional, havendo ainda muitos analfabetos (25%).
Estas características são um entrave ao desenvolvimento da agricultura pois não permite a mecanização porque os agricultores não saberiam trabalhar com as máquinas, também porque na sua grande maioria os agricultores têm mais que 45 anos e recorrem às técnicas tradicionais e a técnicas que lhes foram ensinadas, não apostando em novas formas de prática agrícola mais adequadas ao solo e também ao clima. Os agricultores além de serem idosos não querem abdicar dos terrenos pois é o seu único meio de subsistência, pelas reformas que são baixas e por querem deixar os terrenos para herança.
Este problema vai persistir por muito mais tempo porque não existem incentivos à população jovem para que estes se tornem agricultores e se especializem e ao facto de os velhos agricultores não se preocuparem em instruir-se e continuando com as mesmas e más práticas agrícolas de sempre o que leva a que a agricultura portuguesa fique sempre igual qualquer desenvolvimento.

Sem comentários: